PT EN

Atividades da Fundação

Ana Teresa Brito participou, como oradora, no Encontro para o desenvolvimento e bem estar das crianças de Cascais, no dia 19 de novembro de 2022.

“Olhar a Primeira Infância em Processo de Mudança - Os desafios associados à Primeira Infância” foi o tema das IV Jornadas da Primeira Infância que decorreram até 19 de novembro, no auditório da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.

Profissionais, famílias e outros intervenientes de várias áreas refletem em conjunto sobre a necessidade de novos paradigmas para lidar com novos desafios. Todos unidos com o desígnio de contribuir para o desenvolvimento saudável das crianças dos 0 aos 3 anos.

Durante a manhã de sábado (22 de outubro) na sessão de abertura do evento, abordaram questões como a vinculação, o cuidado, os afetos, as regras, a estrutura emocional, a relação familiar, as rotinas, a socialização ou os efeitos da exposição às tecnologias, conjugados com a crise económica; a pandemia e, mais recentemente, a guerra, têm impacto nas famílias, na educação e na sociedade no seu todo, afetando o desenvolvimento das crianças.

Com atividade há mais de 20 anos, a Plataforma Crescer Melhor em Cascais assume o compromisso com o desenvolvimento e bem-estar das Crianças dos 0 aos 3 anos. Para isso conta com uma rede de entidades com competência em matéria da primeira infância, contribuindo para uma visão estratégica do desenvolvimento da Primeira Infância no concelho de Cascais, através de uma experiência de democracia colaborativa.

As Jornadas da Primeira Infância fazem parte desta estratégia partilhada, constituindo um espaço que pretende colocar em discussão o desenvolvimento das crianças através da ampliação e renovação de conhecimentos, reflexão, debate e a partilha de práticas e experiências entre os vários profissionais que intervêm nesta área.

Saiba mais aqui: https://vida.cascais.pt/sites/default/files/2022-11/2022_ACAO_SOCIAL_JORN_1_INFANCIA_OLHAR_1_INFANCIA_PROCESSO_MUDANCA_FLYER....pdf