PT EN

Formação

WORKSHOP “Touchpoints: Renovar o olhar sobre famílias e profissionais multidesafiados”

23 e 24 de Outubro de 2020

Formação online | Zoom (em directo)

Sobre o Workshop

A finalidade deste workshop é desafiar o olhar e refletir sobre a intervenção com as famílias multidesafiadas, à luz do modelo Touchpoints.
“Brazelton ensinou-nos uma nova maneira de pensar/ser, fazer/dizer”. Que olhar temos, nós profissionais, sobre as famílias e os seus desafios? Que olhar terão as famílias, sobre nós, profissionais?
Partindo de um olhar sobre nós, profissionais, propomos uma jornada de reflexão sobre a nossa atitude, o nosso comportamento, em diálogo com os princípios e pressupostos do modelo Touchpoints e as boas práticas atuais.

Destinatários

Profissionais de vários domínios que desenvolvem a sua ação junto de crianças e famílias, ditas multidesafiadas (educadores de infância, professores, enfermeiros, terapeutas, psicólogos, médicos, técnicos de serviço social e intervenção precoce, psicomotricistas, entre outros).

Datas

23 e 24 de Outubro de 2020

6a feira, entre as 9h e as 18h
Sábado, entre as 9h e as 13h

Nº de vagas

Nº de inscrições limitadas.
A realização do Workshop está condicionada a um número mínimo de inscrições, quando o número de vagas estiver preenchido as inscrições serão encerradas.

Será emitido um certificado de presença

Condições especiais
5% de desconto para três ou mais profissionais da mesma Instituição.

Condições de pagamento
O pagamento deverá ser efectuado por transferência bancária, e o seu comprovativo enviado para secretariado@fundacaobgp.com

Dados para transferência bancária:

Fundação Brazelton/Gomes-Pedro
IBAN: PT50 0007 0000 0083 3292 2752 3
SWIFT/BIC: BESCPTPL

Cancelamento

A Fundação Brazelton/Gomes-Pedro para as Ciências do Bebé e da Família reserva-se o direito de cancelar qualquer Curso/Workshop que não reúna o número mínimo de inscrições para a sua adequada realização.
Em caso de cancelamento os formandos serão informados, por e-mail, e todas as quantias pagas serão integralmente devolvidas.
Sempre que haja lugar a devoluções, estas serão feitas exclusivamente por transferência bancária, para um NIB posteriormente solicitado, juntamente com outros dados necessários.
No caso de pretender desistir do curso/workshop a que se inscreveu/candidatou, deverá informar obrigatoriamente a Fundação Brazelton/Gomes-Pedro por e-mail, já que a sua vaga poderá interessar a outros potenciais formandos.
Nesta situação, e salvo motivos devidamente atestados, não haverá lugar a devolução das importâncias pagas.

Formadores/Convidados

Joana Tinoco de Faria – Psicóloga Clínica
Rita Silveira Machado – Psicóloga Clínica
Convidada especial: Rosário Farmhouse

Formação online | Zoom (em directo)

1º dia | 23 de Outubro de 2020

Horário Conteúdos
9h00 Apresentação e Boas vindas
10h15 Dinâmica de grupo
“Que lentes utilizamos para olhar famílias e profissionais?” - discussão em pequenos grupos
11h15 Pausa
11h45 Discussão em grande grupo: “Que lentes utilizamos e são utilizadas?”
13h00 Almoço
14h00 Modelo Touchpoints: um modelo Desenvolvimental, sistémico e relacional
15h00 Pressupostos parentais e profissionais: uma atitude de base para o encontro com as famílias
16h15 Pausa
16h30 Desafios do Modelo Touchpoints em contextos multidesafiados
17h30 Fechar o dia de hoje

2º dia | 24 de Outubro de 2020

Horário Conteúdos
9h00 Estado da arte na intervenção com famílias multidesafiadas – paradigmas e intervenções
10h00 Intervenção com famílias multidesafiadas à luz dos Touchpoints – Trabalho em grupo
10h45 Pausa
11h00 Os Touchpoints e a intervenção no sistema de promoção e proteção - apresentação de propostas e reflexão conjunta com Rosário Farmhouse
12h45 Fechando a reflexão e abrindo o caminho
Este programa poderá estar sujeito a ligeiras alterações.