Formação

Curso Intensivo em Touchpoints | 2017

Com a participação de Joshua Sparrow no dia 8 de Novembro

A participação de Joshua Sparrow será realizada em Inglês, sem tradução.

Sobre o Curso

O modelo Touchpoints consiste numa abordagem do desenvolvimento perspetivado em torno de momentos chave, focada no bebé/criança e centrada na família.

Os Touchpoints definem-se como "fases previsíveis que ocorrem precisamente antes de um surto de crescimento rápido em qualquer linha do desenvolvimento - motor, cognitivo ou emocional - quando, durante um breve espaço de tempo, se verifica uma alteração no comportamento da criança" (Brazelton, 1992). Cada Touchpoint constitui uma oportunidade para o profissional se unir aos pais, numa colaboração fundamental para a existência efetiva e eficaz de cuidados antecipatórios que, centrados nas forças parentais, promovem a sua ação, empoderando-a. Visa, deste modo, potenciar a competência parental na construção da relação pais-filhos e criar uma aliança entre os pais e os profissionais que fazem parte do seu sistema.

A aplicação dos Touchpoints pressupõe uma transformação na abordagem ao trabalho com as famílias ao focar-se nas suas forças, assumir uma postura colaborativa e um envolvimento empático.

Local do Curso

Candidaturas | 2ª Fase | Últimas vagas * Candidaturas fechadas!

Para se candidatar deverá preencher o Formulário de Candidatura disponível "on-line".
Valor de candidatura: 25€ (pf anexar o comprovativo de pagamento)

Datas

Este Curso será dividido em duas etapas formativas:
1ª etapa: 9 e 10 de Outubro de 2017
2ª etapa: 8 de Novembro de 2017

Horário / Horas de formação

Formação presencial:
24h nas duas etapas de formação acima referidas;
6h em dois Workshops, com a duração de 3h cada (sábados à tarde), nos meses de Janeiro e Março de 2018 (datas a definir na 1ª etapa de formação).

Prática Reflexiva:
Seis momentos de prática reflexiva, a realizar durante o curso (solicitados por escrito a cada formando e entregues via email).

Destinatários

Profissionais nos domínios da Saúde, Educação, Justiça, Ambiente, Psicologia, Sociologia, Antropologia, Direito e outros com profissões relacionadas com as Ciências do Bebé e da Família.
Habilitação mínima: Licenciatura

Nº de vagas

Limitadas a 25 participantes.
A abertura do Curso está condicionada a um número mínimo de inscrições.

Valor

€500 (quinhentos euros)

Nota informativa:
A Fundação Brazelton/Gomes-Pedro irá realizar nos dias 9 e 10 de Novembro a Conferência Internacional “Addressing and Supporting Family and Child Wellbeing | 15 years of Touchpoints in Portugal”
Condições especiais para formandos FBGP e do Curso Intensivo em Touchpoints 2017
€80 (oitenta euros) até dia 6 de Outubro | 100€ a partir de dia 7 de Outubro.

Condições de pagamento

Após a aceitação da Candidatura (confirmada pelo secretariado da Fundação BGP) por favor proceda ao pagamento da 1º mensalidade no valor de 250€.

A segunda mensalidade, no mesmo valor (250€) deverá ser paga até 30 de Outubro de 2017.

O pagamento deverá ser efectuado por transferência bancária, e o seu comprovativo enviado para secretariado@fundacaobgp.com

Dados para transferência

IBAN: PT50 0007 0000 0083 3292 2752 3

Cancelamento

A Fundação Brazelton/Gomes-Pedro para as Ciências do Bebé e da Família reserva-se o direito de cancelar qualquer Curso que não reúna o número mínimo de candidaturas para a sua adequada realização.

Em caso de cancelamento os formandos serão informados, por e-mail, e todas as quantias pagas serão integralmente devolvidas.

Sempre que haja lugar a devoluções, estas serão feitas exclusivamente por transferência bancária, para um NIB posteriormente solicitado, juntamente com outros dados necessários.

No caso de pretender desistir do curso a que se candidatou, deverá informar obrigatoriamente a Fundação Brazelton/Gomes-Pedro por e-mail, já que a sua vaga poderá interessar a outros potenciais formandos.

Nesta situação, e salvo motivos devidamente atestados, não haverá lugar a devolução das importâncias pagas.

Coordenação Científica

João Gomes-Pedro e Ana Teresa Brito

Conteúdos do Curso

Touchpoints - um novo modelo para pensar o Bebé e a Família
  • Introdução ao Modelo TP: Abordagem desenvolvimental e relacional
  • Princípios e Pressupostos do Modelo Touchpoints
  • Touchpoints no ciclo de vida do Bebé, da Criança e da Família

Demonstração prática (ao vivo/através de vídeo) e trabalho em pequenos grupos:
  • Touchpoint Pré-Natal
  • Touchpoint Recém-nascido
  • Touchpoint 9 meses
  • Touchpoint 18 meses

Metodologia de formação
  • Apresentações com suporte de PowerPoint e/ou vídeo
  • Actividades em pequenos grupos e em grande grupo
  • Role play
  • Reflexão| diários reflexivos
  • Leitura do manual de formação (em inglês)

Este programa poderá estar sujeito a pequenas alterações.